A gestão de remuneração é uma peça-chave para o sucesso dos planos de Incentivo de Longo Prazo (ILPs), como stock options ou ações restritas. No entanto, muitas empresas enfrentam desafios operacionais e estratégicos na hora de manter esse tipo de programa alinhado com seus objetivos de negócio.
Uma administração ineficiente pode gerar falhas de comunicação, desalinhamento de metas e até perda de talentos.
Neste artigo, você vai descobrir 5 dicas práticas para melhorar a gestão da remuneração de longo prazo na sua organização.
Saiba como transparência, comunicação eficiente, métricas bem definidas, análise de impacto e tecnologia podem tornar seu ILP mais estratégico e fácil de administrar.
Uma gestão de remuneração eficiente é a base para o sucesso dos Incentivos de Longo Prazo (ILPs), como stock options e planos de ações. Ela impacta diretamente áreas como retenção de talentos, alinhamento estratégico, governança e transparência com stakeholders.
Alinhamento de objetivos com a estratégia da empresa
Tomada de decisões mais precisa com base em dados
Transparência com beneficiários e acionistas
Segurança no controle de dados sensíveis
Fazer a gestão de remuneração é uma tarefa que pode ser desafiadora para muitas empresas. Por isso, separamos algumas dicas para otimizar a administração dos Incentivos de Longo Prazo da sua empresa. Confira a seguir.
A transparência, promovida por uma eficiente gestão de remuneração, não se restringe apenas aos líderes do projeto. Acionistas e pessoas beneficiárias também podem acessar informações importantes.
Por consequência, os acionistas se beneficiam ao terem uma visão clara do potencial futuro do patrimônio líquido. Enquanto isso, as pessoas beneficiárias têm acesso a dados essenciais, como:
Uma gestão de ILP transparente evita ruídos, reduz dúvidas e fortalece a relação entre empresa e colaborador.
Garantir uma compreensão clara das regras e do funcionamento do plano de Incentivo de Longo Prazo é fundamental para o sucesso da remuneração. Também é preciso manter essa comunicação durante todo o tempo.
Isso porque, as pessoas colaboradoras podem ter dúvidas a qualquer momento. Além disso, novos beneficiários passam a fazer parte do plano de tempos em tempos. Portanto, precisam se inteirar de todas as regras e particularidades do ILP.
Sem um entendimento claro do que os beneficiários podem obter ao participar do processo e das regras do plano, não há alinhamento de expectativas nem engajamento por parte dos colaboradores. Consequentemente, o propósito do ILP fica comprometido.
Sem entendimento claro das regras, o plano de incentivo perde o propósito. Portanto:
Reforce a comunicação sobre os objetivos e regras do ILP;
Crie canais contínuos para dúvidas, tanto para veteranos quanto para novos entrantes;
Avalie a eficácia dos canais usados: e-mail, intranet, reuniões, plataformas digitais.
A avaliação periódica das metas tanto das pessoas beneficiárias quanto do próprio ILP é essencial. Visto que é necessário verificar se os objetivos do incentivo estão sendo alcançados. Alguns questionamentos relevantes incluem:
Se for observado que o incentivo não está mais adequado ao contexto atual da organização, é necessário considerar estratégias para lidar com a situação. Uma solução potencial é a revisão do ILP, especialmente se os objetivos iniciais da remuneração não estiverem mais sendo atingidos.
É importante avaliar o impacto dos Incentivos de Longo Prazo na motivação, no desempenho e nos resultados da empresa. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação.
Com base nos resultados, será possível apurar se o incentivo precisa passar por algum ajuste, ou, até mesmo, por um redesenho. Logo, a pesquisa também serve para alinhar as expectativas das pessoas beneficiárias e da empresa com relação ao retorno que o ILP pode proporcionar.
Automatizar a gestão de remuneração pode resultar em economia de tempo, recursos e esforço da equipe encarregada do processo. Além disso, a gestão se beneficia em termos de segurança e transparência, conforme mencionamos anteriormente.
Ao utilizar um software, como o oferecido pela Pris, a empresa elimina a necessidade de manter planilhas atualizadas e reduz o risco de erros humanos ou de fórmulas.
A gestão manual por planilhas é ineficiente e arriscada. Automatizar o processo com um software de gestão de ILP, como o da Pris, traz grandes vantagens:
Redução de erros operacionais
Economia de tempo e recursos da equipe
Acesso direto dos beneficiários ao status de suas participações
Integração com folha de pagamento, RH e contabilidade
Com isso, sua empresa fortalece a governança e a escalabilidade do ILP.
Neste artigo, você conheceu os principais pontos para melhorar a gestão de remuneração variável com foco em Incentivos de Longo Prazo. A transparência, comunicação eficiente e uso de tecnologia são pilares essenciais para um plano sustentável e estratégico.
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