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Entenda o que é comissão de vendas e como implementar esse benefício

Escrito por Daniel Eloi | Feb 18, 2025 4:03:33 PM

A área comercial de uma empresa é o setor no qual ocorre um esforço para que o produto ou serviço seja vendido. É sabido que esse exercício diário não é simples, portanto, existe a política de envolver bonificações para os vendedores e vendedoras como forma de estímulo.

Esse artigo trata exatamente deste tipo de benefício.  Ao continuar a leitura, você vai saber o que é comissão de vendas.

Além disso, vai conferir quais são os modelos existentes dessa Remuneração Variável, e ainda vai ver algumas dicas de como implementar esse benefício em uma empresa.

O que é comissão de vendas?

Comissão de Vendas é uma forma de Remuneração Variável. Esse benefício consiste em um percentual pago a uma pessoa relativo a uma venda realizada.

Aqui na Pris, nós consideramos que a nomenclatura comissão de vendas não é a mais adequada para essa remuneração estratégica. Portanto, recomendamos o uso do termo Força de Vendas para se referir à modalidade.

Tipos de força de vendas

Existem diferentes modalidades de Força de Vendas, que se diferenciam por suas regras e objetivos, como:

  • Comissão por venda — a pessoa recebe um percentual da venda realizada;
  • Comissionamento por produtividade — a comissão ocorre após o alcance do resultado esperado;
  • Recorrente — modelo utilizado em empresas de receita recorrente na qual a pessoa vendedora recebe comissão fixa pela parcela quitada;
  • Comissionamento escalonado — categoria na qual há faixas de percentual de comissão de acordo com a quantia vendida.

Comissão de vendas x bônus: entenda a diferença

Esse benefício é, muitas vezes, confundido com o bônus, no entanto, são duas categorias diferentes de remuneração.

Apesar de parecerem semelhantes, comissão e bônus de vendas são incentivos distintos:

  • A comissão é proporcional ao valor vendido e pode variar a cada ciclo;

  • O bônus é um valor fixo concedido após o atingimento de metas pré-definidas.

Esses objetivos traçados podem ser avaliados individualmente ou coletivamente, mas estão sempre atrelados a métricas importantes para a empresa.

Como implementar um plano de comissão de vendas

Assim como qualquer tipo de Remuneração Variável, é preciso seguir alguns passos para que a implementação do plano seja bem sucedida.

A seguir, veja algumas dicas importantes para estabelecer a Força de Vendas em uma empresa.

1. Alinhe os interesses da equipe com os da empresa

O pagamento das comissões ocorre em períodos curtos de tempo. Podem ser trimestrais, mensais e até quinzenais. Isso para o vendedor ou vendedora é muito benéfico, pois ele ou ela consegue estabelecer métodos para alcançar a meta.

No entanto, para a empresa pode não ser tão vantajoso. Por exemplo, se o vendedor precisa negociar determinada quantia e a transação está complicada, pode oferecer um grande desconto para concluir a venda. Para a empresa, pode não ser tão bom negócio assim. É preciso que haja equilíbrio entre os interesses.

Portanto, a criação de regras para a Força de Vendas é essencial para alinhar os interesses das pessoas colaboradoras com os intuitos de longo prazo da companhia. Este item tem uma forte ligação com o tópico a seguir. Continue a leitura para entender.

2. Busque um serviço profissional para desenhar o plano

As regras de um modelo de Força de Vendas, como dissemos anteriormente, são muito importantes para que tanto as pessoas vendedoras quanto a empresa caminhem para um mesmo objetivo e estejam satisfeitas com as remunerações e os resultados.

Tenha em mente que, quanto mais regras e mais complexo é o método de cálculo, mais inteligente o plano tende a ser.

Para levantar toda a necessidade da empresa e apontar cenários hipotéticos de como as regras podem impactar o negócio e colaboradores, a competência de uma empresa especializada pode se fazer muito eficaz.

Os profissionais conseguirão chegar a um conjunto de regras que poderão apontar qual é o melhor modelo de Força de Vendas a ser adotado.

3. Comunique as regras do plano com clareza

Para que o resultado da implantação seja bem sucedido e a manutenção do plano aconteça como o desejado, é necessário comunicar com muita clareza como o benefício funciona, isso inclui uma vasta explicação sobre regras e cálculos da comissão.

O ideal é que a comunicação interna junto com o setor de gestão de pessoas trabalhe amplamente o assunto. Além disso, é recomendável que haja um canal para que pessoas colaboradoras, veteranas e novatas, possam tirar possíveis dúvidas sobre o plano.

Esse é um passo que não pode deixar de acontecer, já que alinhar as expectativas dos vendedores e vendedoras afeta a motivação e produtividade e, consequentemente, o desempenho de vendas da empresa.

4. Utilize um sistema de gestão de cálculo para o benefício

Regras e cálculos complexos podem ser sinônimo de um bom plano de comissões, mas, geralmente, são o antônimo de facilidade para organizar dados, principalmente se forem manuseados em planilhas.

Com as planilhas podem acontecer erros de cálculo e de fórmula, o que compromete o tempo de trabalho de todo um setor.

Adotar um sistema que automatize o cruzamento das regras e cálculos do plano com o os períodos correspondentes do ciclo de venda e o valor a ser pago para cada pessoa vendedora torna essa operação muito mais assertiva e rápida.

Um software de gestão desse benefício pode ainda:

  • Gerar memória de cálculo;
  • Permitir visibilidade do plano por parte dos administradores e também das pessoas beneficiárias;
  • Concentrar várias demandas sobre a remuneração em um só lugar.

5. Tenha em vista o desenvolvimento da carreira do vendedor

É interessante para a empresa que pessoas colaboradoras que se destacam em performance e que aderem a cultura organizacional permaneçam na organização.

A comissão da Força de Vendas é um estímulo muito agregador neste sentido. No entanto, somente a remuneração pode não manter os top performances na casa.

Aliado a implantação do plano de Força de Vendas, é interessante que se adote uma estratégia para o desenvolvimento de carreira dessas pessoas.

Ações simples, como feedbacks e treinamentos entre a própria equipe podem fazer com que a carreira desses profissionais evolua.

Há outras formas de incentivar essa progressão, como a adoção de um plano de carreira e incentivos educacionais, como subsídios para cursos, certificados e até mesmo, MBA ou pós-graduações.

Saiba mais sobre o assunto

Agora você já sabe o que é comissão de vendas, ou melhor dizendo, Força de Vendas. Nessa leitura, além de entender o conceito dessa Remuneração Variável, você também viu dicas de como implementar o benefício. Entre as sugestões, entendeu como um software pode otimizar a gestão do plano.

A Pris pode ajudar sua empresa com essa solução. Entre em contato conosco para conhecer o Pris e saiba quais são as funcionalidades desse sistema.

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