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3 passos para otimizar sua gestão de ILP

Escrito por Daniel Eloi | Feb 18, 2025 3:37:31 PM

Fazer uma boa gestão de ILP (Incentivos de Longo Prazo) é uma tarefa estratégica e multifuncional. Envolve administrar dados sensíveis, garantir a segurança da informação, manter transparência e prestar contas internamente e, quando necessário, para acionistas e órgãos reguladores.

Embora desafiadora, essa rotina pode ser muito mais prática com os processos certos. A seguir, conheça três passos fundamentais para otimizar a gestão do seu plano de ILP.

Benefícios de uma boa gestão de ILP

Uma boa gestão do plano de Incentivo de Longo Prazo leva facilidade não apenas para as pessoas que são responsáveis por operacionalizar esse projeto. A manutenção de uma gestão facilitada acaba implicando várias frentes — pessoas beneficiárias, acionistas e, claro, gestores e gestoras.

Veja mais detalhes a seguir.

Informações organizadas e acessíveis

Dados bem estruturados e fáceis de consultar impactam diretamente na transparência do plano de ILP. Isso melhora a experiência dos beneficiários e fortalece a confiança no processo.

Redução do tempo gasto com tarefas manuais

Com essa transparência, as pessoas colaboradoras envolvidas com essa Remuneração Variável têm acesso às informações necessárias para prestações de contas, balanços internos, entre outras finalidades, com rapidez. 

Colaboradores envolvidos na gestão economizam tempo com relatórios, prestações de contas e análises. Isso permite foco em atividades estratégicas e de maior valor agregado.

Transparência para acionistas e participantes

O processo de transparência, viabilizado por uma boa gestão do ILP, não é um benefício apenas para as pessoas à frente do projeto. Acionistas e pessoas beneficiárias também podem ter acesso a essas informações. 

Beneficiários podem acessar informações como vesting, outorgas, valores previstos e status de suas participações. Acionistas ganham visibilidade sobre o plano e seus impactos financeiros. A confiança de todas as partes é reforçada.

3 passos para otimizar a gestão do ILP na sua empresa

Para otimizar a gestão do ILP e tornar essa operacionalização mais fácil, ágil e transparente, separamos alguns passos que podem ser adotados pela sua empresa. Continue a leitura para saber mais.

1. Acompanhe constantemente os resultados do ILP

A análise das metas, tanto das pessoas beneficiárias, quanto do próprio ILP para com a empresa, deve ser feita de tempos em tempos. Isso porque é preciso entender se o incentivo está cumprindo seus objetivos.

É preciso questionar, entre outras questões:

  • As metas ainda refletem os interesses estratégicos da empresa?
  • O plano está retendo talentos como esperado?
  • O cenário financeiro e de mercado ainda é compatível com o ILP atual?
  • Os indicadores de desempenho melhoraram após a implementação?

Se for constatado que o incentivo não está mais compatível com o cenário atual da organização, é preciso, a partir de então, pensar em estratégias para contornar a questão.

Uma possível solução é a modificação do ILP, que ocorre quando os objetivos iniciais da remuneração não estão mais sendo alcançados.

2. Reforce a comunicação com os beneficiários

Comunicar as regras e funcionamento do plano de Incentivo de Longo Prazo é uma das premissas para que a remuneração obtenha êxito. 

A clareza na comunicação é essencial para o sucesso do ILP. Beneficiários precisam entender:

  • Quais são as regras do plano

  • O que podem ganhar

  • Como é feito o cálculo de vesting, outorga e resgate

Revise os canais de comunicação e garanta que todas as pessoas envolvidas tenham acesso fácil às informações. Um canal exclusivo para dúvidas também é uma boa prática.

3. Adote uma gestão automatizada com software especializado

A automação da gestão do ILP com um sistema especializado traz ganhos expressivos:

  • Redução de erros operacionais

  • Segurança no armazenamento e tratamento de dados

  • Acesso direto dos beneficiários a informações completas

  • Integração com sistemas de folha e RH

  • Otimização do tempo da equipe de remuneração

➡️ A Pris oferece um software completo para gestão de ILPs, eliminando a necessidade de planilhas manuais e melhorando a visibilidade e controle do plano.

Torne a gestão do ILP mais estratégica com tecnologia

Como você viu, melhorar a gestão de Incentivos de Longo Prazo é possível com algumas ações práticas: revisar metas, reforçar a comunicação e usar um software especializado.

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