Ser transparente é algo muito importante para a Pris. Afinal, em uma estrutura organizacional como a nossa, todos devemos ter acesso ao máximo de informações possível, de forma a nos capacitarmos para decisões e ações. Neste texto explicamos um pouco sobre nosso Valor da Transparência, valor que nos ajuda a sermos uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil, segundo o Great Place to Work.
Como funciona a transparência da Pris?
Nossos processos internos, nossas instalações físico-espaciais, os sistemas e softwares que utilizamos na empresa, tudo é pensado e desenvolvido para facilitar essa transparência e gerar interdependência e conexão.
A proposta da Pris é criar um ambiente que não apenas permita, mas fomente, que toda a equipe dialogue e deixe a execução das tarefas sempre clara e pública. Nossa estrutura de escritório e de home office, na medida do possível, busca agregar e aproximar as pessoas, unindo equipes e permitindo diálogos constantes.
Já nossas ferramentas seguem o sistema Kanban e são abertas para todos os funcionários e funcionárias, de forma que todo mundo possa acompanhar a execução de atividades de todos.
Além disso, temos um sistema de autogestão que garante que em todas as reuniões dos times existam momentos de debate e diálogo. Isso gera clareza e publicidade do andamento das tarefas, dúvidas, problemas e dificuldades.
Finalmente, as equipes de TI e de Negócios adotam ferramentas ágeis de gestão, como o Scrum, com todas as suas regras e processos. Seguindo o framework, geramos integração para toda a equipe, para todas as pessoas e entre as várias atividades.
Diálogo como fundamento da transparência
Na Pris buscamos criar rotinas e processos para alcançar a transparência. Um dos principais exemplos da importância desse Valor é nossa política de feedbacks, que comanda:
- Toda pessoa da equipe Pris deve dar feedback constante (e imediato, quando pertinente) em situações de desconforto
- Sempre que for apresentado algum feedback, a pessoa deve utilizar as melhores práticas da Comunicação Não Violenta, cujo foco é uma comunicação empática e eficaz
- R sempre deve se preocupar com a matriz Radical Candor, que busca a plena sinceridade, mas sempre refletindo e se importando com a pessoa que vai receber o feedback
Os quadrantes do Radical Candor são bem interessantes para o entendimento da qualidade de um feedback. A observação pode ser mentirosa, pouco empática, agressiva, etc. O ideal é que ela alcance o quadrante do radical candor, momento em que o feedback é sincero, respeitoso, que gera confiança e mudanças positivas para a pessoa e para a equipe.
Ser transparente, para a Pris, significa aceitar críticas de forma natural, não misturando questões profissionais com pessoais, tratar os demais colegas de forma inclusiva e respeitosa , além de comunicar aos colegas informações relevantes e alimentar corretamente e constantemente suas tarefas e afazeres nos sistemas.
A própria presença e correta utilização da nossa estrutura física e virtual, cujo procedimento de utilização é sempre visando a transparência, é pilar importante para dar visibilidade sobre a disponibilidade de cada pessoa da Pris e acelerar a comunicação interna.
Ou seja, a ideia é que a Transparência não sirva para punir, mas para que possamos melhorar sempre!
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A Pris é 48ª melhor pequena empresa do país para se trabalhar, 25ª da área de TI e 7ª de Minas Gerais! Isso é resultado de muitas políticas e valores da empresa, e de muito esforço de nossa equipe. Se quiser conhecer mais sobre a empresa, só nos seguir nas redes sociais e acompanhar de perto nossas vagas e oportunidades de trabalho!