3 Passos para uma boa comunicação dos Planos de Incentivos de Longo Prazo aos beneficiários – Parte 3
Após falarmos sobre a importância da Comunicação dos Planos de ILP para os beneficiários e o que Comunicar sobre os Planos de ILP para os beneficiários, falaremos em nosso terceiro capítulo sobre o momento ideal de comunicação. Ou seja:
Quando comunicar sobre os Planos de Incentivos de Longo Prazo aos beneficiários?
O momento de se comunicar informações do ILP impacta diretamente a visibilidade do plano, seja para fins de retenção (será que seus beneficiários sabem quantos reais eles “perderiam” caso decidissem deixar a empresa hoje?), seja para fins de motivação e alinhamento de interesses com os acionistas.
Não é novidade que a escolha do momento (ou dos momentos) de se comunicar é fundamental, já que uma fala na hora errada pode levar ao fim de uma política benéfica a todos, ou a resultados negativos em momentos de bonança.
Situações em que houveram erros na escolha dos momentos de se comunicar outorgas não faltam. Por exemplo, períodos de muita atividade em áreas funcionais da empresa (como em fechamentos de anos fiscais, ou entregas de grandes contratos) são negativos, pois os beneficiários estão com foco em outras questões mais urgentes.
Considerando que vamos evitar momentos em que há outras prioridades de comunicação, nossa experiência mostra pontos-chave (ou marcos) para a comunicação com os beneficiários. Listo alguns deles a seguir:
A) Aprovação de um novo Plano na Companhia: esse é um momento opcional, já que pode gerar falsas expectativas em futuros beneficiários (e em especial em futuros “não beneficiários”). Ainda assim, dependendo do grau de transparência que a empresa segue e também do fato da empresa ser ou não de capital aberto (no primeiro caso, a ata de aprovação do Plano é divulgada não só à equipe, mas ao mercado), pode ser um bom momento de se fazer alguma comunicação oficial;
Agora que sabemos “o que” e “em que momento” comunicar, no próximo capítulo falaremos em Como comunicar os planos de Incentivos de Longo Prazo.
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