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    Pesquisa ILP 2016 - Atratividade dos Planos de ILP

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    Pesquisa ILP 2016 - Atratividade dos Planos de ILP

    Daniel Eloi 02/18/2025
    2 Minutes

    Atratividade dos planos de ILP

    De acordo com a literatura e considerando nossa experiência prática, além de nossa pesquisa sobre ILP 2016, vemos que existem 6 variáveis fundamentais na atratividade dos planos de ILP. Duas dela são universais para qualquer tipo de ILP:

    1. Valor outorgado ao beneficiário na forma de ações/opções (que pode ser medida pelo # de salários que o beneficiário recebe na forma de ILP) ou do ponto de vista financeiro (em modelos de bônus diferido) – quanto maior, melhor;
    2. O prazo de carência para exercício dos lotes do Plano – quanto menor, melhor;

    Além disso há outras quatro variáveis muito importantes, mas nem sempre aplicáveis:

    1. O desconto concedido ao beneficiário para a compra da Ação em relação ao seu valor de mercado (aplicável a planos baseados na lógica de opção – Stock Options ou Phantom Options) – quanto maior o desconto, melhor.
    2. Volume necessário de investimento para a entrada no Plano e respectivo múltiplo de contrapartida da empresa (em caso de matching);
    3. Dificuldade ou facilidade do atingimento das metas (casos de Planos com condições de carência – vesting­ – relacionadas à performance).
    4. Período de lockup de ações – ou seja, depois do momento que o beneficiário já cumpriu a condição de carência e recebeu as ações, por quanto tempo ele deve manter essas ações antes de poder vendê-las no mercado. Para o beneficiário, o ideal é que não exista lockup e, caso exista, que ele seja o menor possível.

    Desses seis aspectos, tratamos aqui os prazos de carência e lockup que são mais utilizados pelas empresas.

    Em relação ao prazo de carência (vesting) do 1º lote (lote com menor carência), também chamado de cliff,  o mais praticado são 3 anos (quase 60% dos casos). Também é relativamente comum (em torno de 25% dos casos) que a empresa ofereça o 1º lote já ao fim do primeiro ano de carência.  Há alguns poucos casos em que o cliff é de 4 ou 5 anos.

    Prozo de carência dos ILPs

    Já em relação ao último lote (lote de maior carência) dos planos de vesting, o mais comum são 5 anos de carência, seguido por 3 anos. Há ainda alguns casos em 1, 4 e 7 anos de carência (este último, o mais longo da pesquisa).


    Fazendo novamente uma conexão com os aspectos de contabilização (normas CPC10 e IFRS2), conforme comentamos, é importante que as despesas sejam contabilizadas ao longo do período de vesting de cada lote. Ou seja, mesmo que sejam outorgados vários lotes com diferentes períodos de carência (o que, aliás, é bastante comum), cada lote vai seguir um período específico de apropriação das despesas.

    Já em relação ao prazo de lockup, 60% das empresas informaram exigir o cumprimento de um período antes da possibilidade de venda dos ativos no mercado. Entre essas empresas, o período tem variado da seguinte forma (em meses):

    Período de lockup

    Este artigo é uma continuação do artigo: Pesquisa ILP 2016 - Gestão de Incentivos de Longo Prazo no Brasil.

    Durante as próximas semanas teremos novos conteúdos. Pesquisa ILP 2016 - Gestão de Incentivos de Longo Prazo no Brasil. e fique por dentro das novidades.


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