
Escolher o parceiro certo para as stock options ou ILP da sua empresa é uma das chaves para o sucesso do seu plano de Incentivos de Longo Prazo. Descubra agora quais aspectos considerar para tomar a melhor decisão possível.
A Importância de um parceiro em gestão de planos de ILP ou Ações
A outorga de planos de ações e Incentivos de Longo Prazo (ILPs) pode ter vários objetivos, como a retenção de talentos, a criação de uma cultura de dono, entre outros. Há estudos que comprovam o impacto de planos de ações ou stock options no que diz respeito à atração, retenção, e alinhamento de interesses entre funcionários e acionistas.
No entanto, desenhar um plano de ILP é apenas o primeiro passo de uma jornada. Depois da outorga, sua empresa precisará comunicar, acompanhar, contabilizar e divulgar para mercado ou acionistas informações sobre seu Plano.
Por isso, encontrar um parceiro especializado em gestão de ILPs tem se mostrado fundamental para o sucesso na implementação dos planos de ações ou opções dadas as complexidades de todo o processo de administração, controle e comunicação dos Incentivos de Longo Prazo.
Perguntas chave para escolher seu parceiro ideal
Ao considerar um novo parceiro para gestão de stock options ou outros tipos de ILP, é importante fazer perguntas que garantam que o fornecedor conseguirá, de fato, atender às necessidades da sua empresa.
Por exemplo, quais etapas do processo o seu parceiro consegue de fato apoiar? Há outras empresas com particularidades e complexidades similares às da sua empresa e seu plano de ILP no portfólio de clientes? O preço cobrado está condizente com o desafio (lembre-se que não há almoço grátis)? Considerando todas as melhorias do processo versus o preço cobrado pelo serviço, há um ROI (retorno sobre investimento) interessante? Seu novo parceiro pode oferecer comunicação mais eficaz e serviços adicionais para os participantes do ILP?
Outras perguntas incluem: O novo fornecedor pode aumentar a eficiência da equipe administrativa? Eles oferecem treinamento robusto e suporte durante a migração de dados? Como eles lidam com a segurança e privacidade dos dados?
Quando olhamos a natureza de todas essas perguntas, fica claro que a escolha do parceiro para a gestão de ILP não é uma tarefa simples, mas sim uma tarefa multifuncional que costuma envolver profissionais de remuneração, finanças, jurídico, relação com investidores, tecnologia da informação, entre outros.
Benefícios em usar um parceiro que cuide de ponta a ponta do seu ILP
Um parceiro que oferece uma solução completa pode proporcionar vantagens significativas, como automação de tarefas administrativas, integração com sistemas de RH e folha de pagamento, e suporte contínuo para administradores e participantes do plano, inclusive com cuidados para o bem estar financeiro desses beneficiários. Isso pode resultar em economia de tempo, recursos e custos, além de aumentar a satisfação dos participantes e a eficácia do ILP.
Além disso, um parceiro que de fato entende do tema pode te apoiar em reflexões sobre a estratégia de ILP, conforme necessário, especialmente em tempos de volatilidade no mercado.
Como Lidar com a Capacitação da Equipe que administra o ILP
Capacitar a equipe responsável pela administração do plano é um desafio significativo, seja em aspectos conceituais de stock options ou Incentivos de Longo Prazo, seja em aspectos ligados diretamente à administração e contabilização dos planos.
Pela nossa experiência, é raro que esse conhecimento já exista nos times de remuneração, contabilidade, etc, portanto é muito importante que seu parceiro ofereça programas de treinamento abrangentes, incluindo módulos online, acompanhamento no uso dos serviços de administração, e suporte para o participante.
Considerações importantes sobre a implantação de uma administração de ILP
Ao implantar um novo serviço de administração do ILP, é crucial considerar a experiência do fornecedor em migrações semelhantes, a documentação clara e os especialistas dedicados à implementação. Ferramentas como APIs podem facilitar a integração entre sistemas, acelerando a transferência de dados.
Pela nossa experiência, uma boa implantação é quase um processo consultivo em que práticas, processos e mesmo o regulamento do plano de ILP devem ser analisados meticulosamente por especialistas, que podem, com base nisso, propor a melhor forma de administrar, comunicar e contabilização seu plano de ações ou stock options.
Nesse contexto, a participação de profissionais de várias áreas funcionais, como remuneração, contabilidade, jurídico, RI e tecnologia passa a ser fundamental para abordar preocupações e garantir uma tomada de decisão informada que alinhe com os objetivos da empresa.