monocromatica3
  • Software
  • Consultoria
  • Aprenda
    • Cursos
    • Materiais Premium
    • Blog
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contato

    Entenda como fazer e gerenciar uma cap table

    • Home
    • Pris blog
    • Entenda como fazer e gerenciar uma cap table

    Entenda como fazer e gerenciar uma cap table

    Daniel Eloi 02/19/2025
    3 Minutes

    gerenciar-uma-cap-table

    Fundar uma startup demanda uma grande organização para que os fundadores não se percam em meio a tantos processos que se desenvolvem ao mesmo tempo. Entre os trâmites, é preciso criar e gerenciar uma cap table para o negócio.

    Neste artigo, você conhecerá a importância da cap table de uma startup, verá dicas de como iniciar o documento e ainda entenderá como gerenciar a ferramenta após a implementação. Boa leitura!

    O que é cap table?

    Cap table é a redução do termo capitalization table. Na tradução literal do inglês para o português, significa tabela de capitalização. No entanto, o mais adequado seria quadro societário.

    Isso porque a cap table nada mais é do que uma tabela na qual constam todos os sócios-fundadores, investidores e outros acionistas da empresa, bem como suas quotas no negócio e os atos societários. Além disso, estão na cap table:

    • memorandos entre fundadores;
    • planos de Incentivos de Longo Prazo;
    • fontes de possíveis investimentos futuros;
    • situações hipotéticas, como venda do negócio;
    • valuation da empresa, entre outros dados.

    A capitalization table não é uma ferramenta exclusiva para startups, pode ser utilizada por qualquer negócio. No entanto, as startups geralmente passam por muitas rodadas de investimento, o que ratifica a necessidade do uso do documento.

    Como iniciar o documento?

    É aconselhável que todo negócio reúna esse tipo de informação antes mesmo de providenciar outras documentações necessárias para o início do negócio. A seguir, você verá como fazer sua cap table.

    Crie o documento desde o início 

    Conforme dissemos anteriormente, é importante que a cap table seja feita desde o começo do negócio. O quadro societário pode ser muito simples no início da empresa, mas conforme as rodadas de investimento forem acontecendo, novos sócios chegarem e mais pessoas fizerem parte dos planos de Incentivos de Longo Prazo, mais difícil será para reunir e apurar os dados do equity de maneira correta.

    Portanto, dedique-se à construção desse documento mesmo que o número de sócios seja pequeno ou que ainda não haja contrato de vesting e demais informações que competem à cap table.

    Inclua todas as informações necessárias

    Assim como fazer uma capitalization table desde o início é necessário, incluir todas as informações possíveis nesse documento também se faz essencial.

    A falta de um dado pode se refletir no futuro em um erro de cálculo contábil e, até mesmo, em uma multa ou um impedimento para receber um aporte ou efetuar a venda da empresa.

    Consulte profissionais capacitados

    Para reunir todos os dados necessários e iniciar a cap table de forma correta, é aconselhável que os fundadores busquem os serviços especializados de um advogado, de um contador e, até mesmo de um administrador, se necessário.

    Dessa forma, o direcionamento dado pelos profissionais assegura a autenticidade do documento e há garantia de que não constará erro na fundação da cap table.

    Como gerenciar uma cap table?

    Após fazer a cap table, é preciso que o documento seja sempre revisado conforme a empresa cresce e novos sócios e investidores chegam e, com isso, haja alteração no equity. A seguir, você verá algumas dicas importantes que contribuirão com o gerenciamento da capitalization table.

    Utilize software para Incentivos de Longo Prazo

    Das informações que constam na cap table, o plano de Incentivo de Longo Prazo é um dos fatores que deve estar sempre atualizado. O ILP, também chamado em algumas ocasiões de plano de vesting, com o passar do tempo, também pode acumular uma significativa quantidade de dados e informações.

    Portanto, não é aconselhável que o processo seja acompanhado por meio de planilhas, já que o documento contém muitas informações e pessoas envolvidas, portanto, gerir manualmente não é o indicado. 

    O método manual pode levar a algum erro, como deixar de preencher alguma informação ou ocorrer um erro na fórmula.

    Para que o plano de Incentivo de Longo Prazo, como o stock options, esteja bem organizado, é indicada a automatização. Softwares como o software Pris possibilitam o controle, contabilização e visualização do programa de forma simples.

    Deixe as informações atualizadas

    Além de atualizar a entrada e saída de sócios, investidores e demais informações, é necessário se atentar à atualização do valuation da empresa. O valuation é uma reunião de métodos que avaliam o quanto uma empresa vale.

    Portanto, é preciso que a cap table contenha o valuation pre-money, que é o valor da empresa antes de receber um aporte financeiro, e o valuation pos-money, que é o cálculo do quanto a empresa vale no mercado após receber o investimento.

    Essa atualização é imprescindível para servir de indicador tanto para o crescimento da empresa, quanto para realizar ajustes no equity, ou seja, nas quotas do quadro societário.

    Mantenha a transparência dos dados

    Atualizar a capitalization table é um dos passos do gerenciamento, mas manter o documento acessível é importante para gerar transparência. Ao deixar a cap table ao alcance dos colaboradores e possíveis investidores, a sensação de segurança no negócio aumenta, sendo assim, também cresce a possibilidade de receber novos aportes e também a motivação dos colaboradores.

    Lembre-se sempre que a função principal da cap table é evitar problemas no futuro com relação aos direitos e papéis de cada acionista no negócio. Portanto, a transparência é um grande passo para que a capitalization table seja bem gerenciada.

    Saiba mais sobre o assunto

    Neste artigo, você viu dicas de como gerenciar uma cap table e ainda entendeu a importância que esse tipo de documento tem para sua startup ou seu negócio. 

    Além disso, entendeu porque deve criar a capitalization table desde o começo do negócio, a relevância de alimentar o documento com todas as informações necessárias e o resultado que a consulta a profissionais como advogados e contadores pode trazer.

    A Pris pode te auxiliar com a automatização do seu plano de Incentivo de Longo Prazo. Entre em contato conosco para conhecer nosso software. Se você gostou desse artigo e quer continuar acompanhando conteúdos com esse tema, nos siga nas redes sociais e receba atualizações! Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube. 


    Tag:

    Share:

    • Follow us on Facebook
    • Follow us on Linkedin
    • Follow us on Whatsapp
    • Follow us on Copy Copied to clipboard

    Previous Post
    Next Post
    • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

    Category

    • Remuneração Variável (40)
    • Incentivo de Longo de Prazo (38)
    • Gestão (32)
    • Notícias (5)
    • Recursos Humanos (4)

    Popular Posts

    Daniel Eloi 02/18/2025
    Como o plano de Phantom Shares funciona e quais são seus benefícios?
    Wesley Henrique 04/22/2025 Notícias
    Atualizações no Ofício Circular da CVM: novas diretrizes para o formulário de referência
    Bárbara Georgiane 04/16/2025 Notícias
    Por que a PRIS mudou de marca? Entenda o rebranding que reforça nosso posicionamento no mercado de ILP
    Wesley Henrique 02/28/2025 Gestão
    Oferta pública de aquisição (OPA): como funciona e suas implicações

    A Pris
    • Sobre
    • Carreiras
    • Blog
    • Biblioteca
    • Código de Conduta
    • Política de Privacidade
    Fale conosco
    R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1412 - Santo Antônio, BH
    (31) 4040-4627
    pris@pris.com.br
    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER