Os planos de Incentivo de Curto Prazo (ICP) são recompensas oferecidas às pessoas trabalhadoras em troca de bons resultados.
Neste blogpost, você vai poder entender o que são os Incentivos de Curto Prazo, quais são seus tipos, como eles funcionam, e quais são os exemplos de ICP bem sucedidos em diferentes setores. Continue a leitura para saber mais!
O que são os Incentivos de Curto Prazo (ICP)?
Os Incentivos de Curto Prazo (ICP) são formas de remuneração variável oferecidas pelas empresas como recompensa pelo desempenho de seus colaboradores. Normalmente, os ICP são vinculados a metas de curto prazo — como aumento de vendas, produtividade ou redução de custos — com o objetivo de estimular resultados e alinhar esforços individuais aos objetivos da organização.
Como funcionam os planos de ICP?
Esses planos reconhecem o desempenho das pessoas colaboradoras e os recompensam com valores adicionais ao salário fixo, com base em critérios previamente estabelecidos. Os ICP são aplicados em ciclos curtos (mensal, trimestral, semestral ou anual), e os formatos mais comuns incluem:
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Bônus por desempenho
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Participação nos Lucros e Resultados (PLR)
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Programa de Participação nos Resultados (PPR)
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Comissões sobre vendas
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Gratificações e premiações internas
Além de incentivar a performance, os ICPs fortalecem o engajamento, a motivação e ajudam a reter talentos estratégicos.
Quais são os tipos de planos de Incentivo de Curto Prazo?
1. PPR – Programa de Participação nos Resultados
PPR é o termo que representa o "Programa de Participação nos Resultados", um plano de Remuneração Variável que as empresas oferecem às pessoas trabalhadoras como uma forma de recompensá-las pelos resultados alcançados pela companhia.
- Periodicidade: pode ser trimestral, semestral ou anual.
- Diferencial: promove o engajamento coletivo e estimula o foco nos objetivos organizacionais.
2. PLR – Participação nos Lucros ou Resultados
A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), pode ser considerada como um dos diferenciais responsáveis pela atração e retenção de talentos dentro de uma empresa.
A PLR está vinculada aos lucros obtidos pela empresa. Se a companhia apresentar lucro, os colaboradores recebem uma parcela proporcional conforme critérios definidos.
- Diferencial: costuma ser usada para reforçar a cultura de resultados e premiar a performance alinhada ao lucro real do negócio.
3. Bônus por desempenho
Os bônus, assim como a PPR e a PLR são uma forma de Remuneração Variável, e são classificados como um pagamento extra concedido às pessoas trabalhadoras como uma forma de reconhecimento pelo desempenho.
Vale lembrar que estes benefícios não são fixos, podendo ser distribuídos mensalmente, trimestralmente ou anualmente, e também não substituem os salários, e sim os complementam mediante performance satisfatória.
4. Comissões sobre vendas
Bastante comum em setores como varejo e tecnologia, as comissões são calculadas com base nas vendas realizadas, funcionando como um estímulo direto à performance comercial.
- Vantagem: modelo de fácil entendimento e mensuração, diretamente ligado à receita.
Exemplos práticos de ICP em diferentes setores
Agora que você já sabe o que são os Planos de Incentivo de Curto Prazo, como eles funcionam e quais são seus tipos mais conhecidos, vamos te apresentar alguns exemplos desses benefícios que se adequam e são bem sucedidos em diversos setores. A seguir, veja alguns deles!
Setor de tecnologia
ICP usados para recompensar entregas de projetos, inovação, redução de bugs, ou número de funcionalidades entregues. Também podem incluir metas de retenção de clientes ou aumento do NPS (Net Promoter Score).
Setor de varejo
Comissões por vendas, bônus por metas batidas, premiações por atendimento ao cliente, ticket médio e outras métricas de performance de loja são os principais exemplos.
Setor industrial
Para as indústrias, os planos de ICP são utilizados para que equipes alcancem metas de produtividade, oferecendo bônus por redução de custos operacionais, por inovação e ideias que gerem economia ou eficiência na produção.
Setor de serviços
Modelos de ICP são aplicados com base na satisfação do cliente, prazos de entrega, upsell de serviços ou fidelização. Importante destacar o uso de indicadores de qualidade, como SLA e CSAT.
Esses são apenas alguns exemplos de ICP que podem ser bem-sucedidos em diferentes setores. O importante é que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa, sejam justos e equilibrados, e incentivem o esforço das pessoas colaboradoras.
Vale lembrar que, para planejar e implementar este incentivo é importante considerar o auxílio de uma empresa especialista e qualificada no assunto, como a Pris.
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